Alimentação para o Ganho de Massa Muscular

Se você pretende aumentar sua massa muscular, precisa de persistência e disciplina. Preste atenção em algumas dicas importantes:

-Não fique muito tempo sem comer! Ficar muito tempo sem comer significa que seu organismo começará a degradar massa muscular para gerar energia, isto é, é importante ter uma ingestão adequada de alimentos para que se ganhe músculo.

-O carboidrato é muitíssimo importante para essa conquista! Muitas pessoas se preocupam muito (ou apenas) com o consumo de proteína, porém para obter um ganho de massa é importante o conjunto de carboidrato+proteína. Também deve ser incluída na dieta uma pequena quantidade de gordura saudável, como o azeite e o abacate.

- A refeição pré- treino é tão importante quanto a pós- treino.  Por isso, é preciso comer algo leve antes do treino (no geral, com espaço de 1 hora) e ter uma ingestão correta de carboidrato e proteína após o exercício físico. Em alguns casos, é também necessária uma reposição de carboidrato durante o treino. Para saber o que exatamente você deve comer, fale com um nutricionista.

-Muitos me perguntam: Sou obrigado a tomar suplemento para ganhar massa? Depende de vários fatores! É preciso saber seu biótipo, seu treino, seu tempo,... Vários fatores são levados em consideração para ver se será preciso ou não suplementar. Mas em muitos casos os suplementos proteicos ou até mesmo de carboidrato podem ser grandes aliados à sua dieta para o aumento de massa muscular.

-ATENÇÃO! Apesar de carboidrato e proteína serem imprescindíveis para o ganho de massa muscular, deve-se dar atenção também às vitaminas e minerais, responsáveis pelo bom funcionamento de nosso organismo e metabolismo. Por isso, um colorido no prato é importante.

-É preciso controlar sua dieta! Ganhar massa não é ganhar peso no geral! Algumas pessoas comem muito a mais, qualquer tipo de alimento, e por isso acabam ganhando uma boa quantidade de gordura junto.

-Atenção à hidratação! Beba água! Ela é fundamental para o funcionamento adequado de seu metabolismo.

-Um treinamento contra resistência, isto é, aqueles onde é preciso fazer força, como pilates, localizada e musculação, por exemplo, ajudam e muito no aumento de massa magra!


E lembre-se: O que seu amigo toma ou come, pode não ser o ideal para você!


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Shalimar Diniz-Nutricionista- CRN09101097