Algumas Dicas de Como Controlar a Alimentação em um Restaurante


Muitas vezes, as pessoas se deparam com a seguinte questão: hoje vou a um restaurante e estou de dieta. Como eu faço para não extrapolar e me manter na linha? Esta questão é muito comum no nosso dia-a-dia. Portanto, darei algumas dicas de como manter o controle da alimentação na hora de ir a um restaurante.

Se o restaurante é a quilo é mais fácil. Todo restaurante a quilo tem várias opções ultra calóricas, como os salgadinhos fritos, empanados, batata frita, empadão, dentre outros. Devemos fugir destas “tentações” calóricas, afinal existem diversas opções saudáveis que podemos dar preferência. Por exemplo, alguns tipos de saladas, legumes grelhados ou refogados, arroz (até mesmo integral), feijão, peixe assado, etc. O prato deve ser equilibrado e colorido. É bom evitar pegar mais de um alimento do mesmo grupo, por exemplo, arroz e batata - ambos são carboidratos. Beber líquido com a comida não é bom porque atrapalha a digestão. Porém, em dias muito quentes, ou se quiser muito beber algo, dividir um copo de suco ou uma água de coco com um amigo é uma boa opção.

Caso você vá num restaurante a La Carte , também existem escolhas mais saudáveis. Se vier Couvert evite comer pão. Opte por uma pequena torradinha com pastinha de berinjela ,patê ou algum alimento protéico, como uns ovinhos de codorna. Mas é só para experimentar!

E que prato escolher? Prefira pratos mais leves, com menos molhos gordurosos e sem frituras. Opte por peixe, frango ou carne magra, de preferência a grelhados, assados ou ensopados. Para acompanhar, os legumes são a melhor opção. Se quiser um carboidrato, escolha os não fritos, como por exemplo, batata assada ou arroz. Se a opção for uma massa, evite molhos à base de queijo e prefira o molho de tomate.

Outra dica: caso inclua alguma bebida alcoólica na sua refeição, como uma taça de vinho, dispense a sobremesa. É uma forma de compensar as calorias ingeridas, mantendo um equilíbrio nutricional na refeição. Caso queira sobremesa, prefira alguma que tenha fruta em sua composição. Também vale dividi-la com um (a) amigo (a)! Assim, você mata o desejo de comer um docinho sem que as calorias excedam em sua dieta.

Se a opção foi uma Churrascaria, muito cuidado! Em rodízios tendemos a extrapolar e a comer demais! Opte por frango ou carnes mais magras e retire a gordura visível. Evite comer muito carboidrato misturado, como, por exemplo, arroz com farofa. E se controle nas frituras. Vá, antes de tudo, ao bufê e escolha uma saladinha gostosa. Inclua no seu prato também uns legumes que lhe interessem. Se você gosta de comida japonesa prefira sashimi, pois não tem arroz. Além disso, num ambiente de tanta fartura como uma churrascaria, outra forma de não passar do limite é evitar bebidas alcoólicas, já que são extremamente calóricas.

Essas são algumas dicas para que você tenha escolhas mais equilibrada quando for comer fora. Não deixe que a fome e a comida te controlem; é você que deve controlá-las!

Vale ressaltar que se você quiser obter um melhor resultado com a sua dieta, o ideal é consultar um nutricionista, que avaliará com precisão suas necessidades alimentares e indicará um cardápio personalizado, equilibrado e saudável, de acordo com o seu gosto e suas possibilidades.

Depois de todas essas dicas, só me resta dizer: bom apetite!

Shalimar Carr Nogueira Diniz  – Nutricionista –Personal Diet
CRN 09101097