Como Comer de Forma Saudável no Seu Trabalho!

ATENÇÃO: O Estresse e a Fome são grandes obstáculos à alimentação saudável!
                           
           Pesquisas concluem que:

- Quando os indivíduos prorrogam o período entre as refeições ou realizam sua alimentação fora de casa estão mais suscetíveis a consumir mais calorias, (gorduras, álcool, açúcares) - dieta de baixa qualidade.

Exemplos:

Intervalo de 5h entre as refeições:

AUMENTO de 52cal por refeição (dieta de 2000cal/dia).


Intervalo prorrogado para 6h:

  AUMENTO de 91cal por refeição

        - Intervalos ainda mais longos estimam uma alimentação de má qualidade (em cada refeição).

        - As pessoas que trabalham mais horas semanais dedicam o tempo de suas refeições ao trabalho - aumentando o tempo do intervalo entre suas refeições em relação àqueles que têm menor carga horária semanal.

        - Para resolver este problema, é necessária uma mudança na ingestão calórica e na qualidade da dieta. É possível comer bem mesmo precisando trabalhar o dia todo fora!

 DICAS:
  • O indivíduo que fica muitas horas fora de casa deve ter um controle mais ativo em relação ao intervalo de tempo entre suas refeições, limitando alimentos gordurosos, com poucas fibras e de calorias vazias. Para isso, evite ficar muitas horas sem comer.     

  • Frutas e legumes podem ajudar a melhorar seus hábitos, alinhando seu comportamento na intenção do "comer bem".

  • Limitar a ingestão de alimentos preparados fora de casa também ajuda a diminuir significativamente o grande consumo calórico. Por isso prepare lanches rápidos na noite anterior ou de manhã para levar para o trabalho, desta forma não tem mais desculpa de não ter tempo de prepará-lo! O tempo de comprar algo na rua é quase o mesmo que irá utilizar para preparar algo saudável, confiável e gostoso em casa.

  • Acostume-se a levar lanche de casa! Faça com que isto vire uma rotina. Alguns exemplos de lanches práticos são: sanduíches light, frutas frescas ou secas, bananada sem açúcar, suco de caixinha light ou água de coco, barrinha de cereal, iogurte light, castanhas, legumes em palitos, biscoitos com fibras e pouca gordura.
 
  • Reserve uns minutinhos apenas para lanchar. Caso isso não seja possível, eis aqui mais um motivo para que leve ao trabalho lanche de casa.

  • Procure tomar café da manhã antes de sair, uma vez que o seu organismo já está muitas horas sem receber qualquer tipo de alimento, por isso sua glicose está diminuída e seu estômago vazio. Pular o desjejum será prejudicial para sua saúde!

  • Muitos executivos, com a correria do trabalho, esquecem de beber água. Para facilitar sua ingestão hídrica leve uma garrafinha para colocar água e deixar no escritório. Beba água entre as refeições (mesmo que seja de gole em gole) garantindo uma boa hidratação e funcionamento adequado das funções metabólicas e vitais.

  • Evite substituir o jantar por lanche. Procure fazer refeições mais leves à noite, isto não quer dizer que é para comer só folha e peito de frango grelhado! Quando for necessário fazer só lanche, opte por sanduíches que contenham proteína e verduras. Desta forma, mesmo sem comer comida, irá garantir um adequado aporte de ferro e vitaminas, aquele presente nas carnes, frangos, peixe e ovos e este nas verduras.

         Importante: Os alimentos que deve priorizar assim como a quantidade é algo individual e deve ser avaliado pelo seu nutricionista.


         Siga estas dicas e seja mais feliz e bem disposto. Lembre-se que para trabalhar também é preciso estar com a saúde em dia!



                                                                          Bom trabalho e muita saúde!!!

                                             Shalimar N. Diniz Corrêa -Nutricionista - Personal Diet
                                                                              CRN09101097