ABACATE: Inclua-o no seu cardápio!!!

Essa fruta é bastante calórica, 100g de abacate tem aproximadamente 160 calorias, calorias equivalentes a 1 pão francês.

Mas o que poucas pessoas sabem é que o consumo dessa fruta traz benefícios à saúde!

O alto valor calórico do abacate se deve a grande quantidade de gordura presente nele, mas se engana quem pensa que essa gordura faz mal. Ele é uma das principais fontes de gordura monoinsaturada, que ajuda na redução do colesterol e triglicérides, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Além disso, é fonte de vitamina E e vitamina A, poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células. E minerais como: ferro, potássio, magnésio e cálcio.

Outro benefício do seu consumo é que ele pode auxiliar no processo de emagrecimento! o umanutenção de peso, devido ao seu teor de fibras, promove maior saciedade e ajuda no funcionamento do intestino. Pelo fato de ser gorduroso tem uma digestão um pouco mais lenta também, o que ajuda na saciedade.

Mas alguns cuidados são necessários, principalmente em relação a quantidade!! Você não precisa comer o abacate inteiro de uma só vez, coma somente uma fatia pequena e guarde o restante na geladeira. Para retardar a oxidação, guarde-o ainda com o caroço e ermbalado.

O ideal é que consuma o abacate puro, mas você pode amassá-lo e acrescentar limão e adoçante, ou ainda preparar uma vitamina ou creme com leite desnatado.

Outra dica também de um lanche saudável é: abacate + 1 colher de sopa de linhaça dourada em pó+ 1 colherzinha de café (um fio) de mel.

Shalimar Diniz – Nutricionista –CRN09101097