CACAU EM PÓ: Aposte nele!

Como muitos já devem saber, é a partir do cacau que o chocolate é feito, embora o consumo de chocolate também proporcione prazer, graças ao estímulo à produção de serotonina,  no chocolate são incluídos diversos ingredientes que o fazem ficar mais gorduroso, açucarado e calórico, fazendo com que um consumo frequente ou maior dele aumente o risco de obesidade, aumento do colesterol ,assim como diversas outras doenças.

O cacau em pó possui ainda diversas vitaminas e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, vitamina C e vitamina E, além de uma alta concentração de fibra dietética, cerca de 30%. Também contém proteínas e seu valor calórico é definitivamente muito mais baixo em relação ao chocolate.

Ao consumir chocolate é preferível a escolha do amargo. Isso se deve ao fato de que nesse tipo de chocolate existe maior concentração de pedaços de cacau, isso o faz ser menos gorduroso e mais saudável.

Estudos mostram que o cacau em pó tem duas vezes mais antioxidantes que o vinho tinto e três vezes mais do que o chá verde, que já é um super antioxidante. Ele é composto de muitos flavonóides, fitoquímicos e fenólicos, substâncias nutracêuticas que contribuem com a prevenção de câncer e doenças do coração, entre outras. E por isso tudo ele é ótimo para ser usado para praticantes de atividade física, pré ou pós treino.

Como ele pode ser usado? O cacau em pó pode substituir ingredientes como chocolate em pó, em bolos, mousses, brigadeiros, deixando tudo com um gosto mais forte porém não menos agradável, além de, óbvio, ser muito mais saudável. No outono/inverno substitua seu tradicional chocolate quente por leite e cacau em pó. E faça isso para as crianças também! Faça um mingau de aveia c/ um pouquinho de cacau... Outra dica: frutas assadas no forno c/ caldinha de cacau é uma delicia e bem nutritivo! Essa mudança valerá a pena para sua saúde!


Shalimar Diniz- Nutricionista Esportiva-Personal Diet